Um projeto
envolvendo a Educação Ambiental com vistas, não somente ao aluno, mas também a
toda a comunidade escolar, é encarado de certa forma, como audacioso, e por vezes,
inconsequente, por tentar fazer com que haja maior empenho e reflexão de ambas
as partes.
Deve-se ter
em mente, que o indivíduo de hoje precisa muito mais da atribuição de
significados ao que aprende, tendo consciência do porquê de seus atos,
efetivando assim, uma prática na qual possa estabelecer relações concretas
sobre suas atitudes.
Hoje, a
escola necessita reavaliar sua prática, possibilitando com isto, uma integração
concreta entre indivíduo/ambiente, aumentando desta forma, a sua visão de
mundo, de como há uma relação de interdependência entre os seres e da
necessidade do homem preservar e cuidar do meio, pensando nas gerações futuras.
Assim, o
foco principal destas atividades foi a sensibilização a cerca da Educação
Ambiental e da correta separação do lixo tendo em vista o destino final dos
resíduos.
Esta mudança
proposta visa atender as necessidades apresentadas pela sociedade, que hoje,
está às voltas com o consumo e desperdício, e que precisa cada vez mais de
indivíduos críticos, autônomos e que, principalmente saibam como agir em
relação ao lixo que produzem.
Porém,
quando se efetiva tal prática, deve-se rever constantemente o papel da escola
como um todo, onde são abrigados diferentes modos de pensar e agir, não só dos
alunos, mas também dos professores, afinal, a partir de então, deverá haver a
aceitação de novas atitudes como sendo intrínsecas ao seu modo de vida,
atitudes estas que serão responsáveis por um ambiente mais saudável e limpo.
Assim,
conclui-se que um trabalho voltado à Educação Ambiental, com vistas a
sensibilização e correta separação do lixo é muito significativo do ponto de
vista de quem os considera como essenciais á existência de um mundo melhor e
cada vez mais respeitado por aqueles que têm esse dever para si para as futuras
gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário