INTRODUÇÃO

O presente relato refere-se a um projeto desenvolvido em uma escola da rede municipal de Ensino que, por pertencer a uma comunidade razoavelmente estável no que diz respeito às condições sócio-econômicas, também apresenta problemas ambientais, como lixos em terrenos baldios, em valas e outros locais inadequados.
A escola então possui papel fundamental nos encaminhamentos que viabilizam ações voltadas para um contexto reflexivo que leva ao desenvolvimento sustentável.
Abordou-se então, a questão ambiental, voltada à sensibilização, visto que, sem este aspecto reflexivo, a problemática ambiental, torna-se crescente diante da sociedade, que pode ser vista em dois aspectos: de um lado como um dos elementos que matam a natureza, por outro lado a garantia de sobrevivência.
Desta forma, um encaminhamento metodológico é eficaz na medida que oportuniza o trabalho de maneira diversificada, isto é, a realização de atividades que possibilitem a vivência, pois é, por meio delas que se dá a construção dos significados do conhecimento.
Isso mostra que a interdisciplinaridade esteve presente em todos os momentos da aplicação do projeto.   Ao pesquisar como e onde se constatou os primeiros problemas referentes à poluição, trabalha-se História. Ao analisar bacias hidrográficas e mananciais localizados em regiões brasileiras e a degradação ambiental como um todo, trabalha-se com Geografia; ao comparar gráficos de consumo e desperdício ao longo dos últimos anos, trabalha-se a Matemática; ao analisar, refletir e produzir textos, frases, cartazes, trabalha-se com Língua Portuguesa; ao retratar o tema do projeto em composições gráficas e sonoras, trabalha-se com o Ensino da Arte; ao desenvolver a capacidade de andar em passeatas a favor do Meio Ambiente, trabalha-se com Educação Física, estas são somente alternativas da interdisciplinaridade, que ocorrerão ao longo do projeto.