A
experiência profissional, pregressa a este curso, possibilita relatar e
articular comparações e análises coerentes com a proposta desta atividade, uma
vez que várias foram as atividades e propostas de projetos que foram
desenvolvidos com os alunos, na busca pela sensibilização acerca de práticas
sustentáveis.
Tal relato
inicia-se, apresentando algumas das atividades desenvolvidas durante um projeto
intitulado “A Sensibilização Ambiental como ponto de partida para a construção
da cidadania com vista a um mundo melhor“, tais atividades seguiram os
seguintes passos:
Foi
realizada uma caminhada pelos arredores da escola em busca de locais poluídos a
serem fotografados para posterior postagem, comentários, críticas e sugestões
no portal Cidade do Conhecimento (uma vez que tratava-se de uma escola da rede
municipal de ensino de Curitiba), no projeto Jovens Governantes.
Também foi
realizado um trabalho referente a sensibilização, utilizando para isto o texto:
Carta de 2070, a partir qual, após a leitura, os alunos fizeram um
debate à respeito e responderam algumas questões.
Tendo em
vista os problemas apresentados em relação ao lixo que é jogado em locais que
não são apropriados, começou-se um trabalho de conscientização sobre a coleta
seletiva para posterior reciclagem do material que é próprio para este fim.
Para isto, foram providenciadas lixeiras com as respectivas cores determinadas
para cada tipo de lixo. Diariamente, um aluno, denominado agente ambiental ficou
responsável por recolher o lixo da sala (local onde também foram colocadas
lixeiras apropriadas para a separação) e levá-lo a lixeira maior que ficava no
pátio. Como resultado desta atividade, entre os relatos dos alunos,
destacou-se: “Sabemos que o lixo deve ter um destino adequado, que não pode ser
jogado nas ruas, terrenos e valas que existem em nosso bairro. Mais do que
simplesmente, avisar aos proprietários dos terrenos que é necessário fazer uma
limpeza rotineira é preciso que seja feito um trabalho como este que está sendo
realizado aqui, em todas as escolas, afinal, com certeza, as pessoas que jogam
esse lixo onde não devem, nunca tiveram a oportunidade de aprender corretamente
o que deveriam fazer com o lixo que produziam. Com este trabalho de agentes
ambientais, estamos aprendendo a separar e a dar um destino certo a todos os
resíduos que produzimos.”
Também foi
feita uma visita a SEMA: Secretaria Estadual do Meio Ambiente, lá
a equipe foi atendida por Duda Laertes, responsável por uma parceria
com o projeto, por meio de palestra e doação de materiais, folders,
cartazes, etc. Além deste trabalho a equipe planejou dentro
da escola, a troca de lixeiras das salas de aula e as do pátio.
Sendo estas últimas, as lixeiras de separação do lixo, de acordo com a ABNT.
Na sequência
foi planejada uma atividade chamada ‘sábado ecológico’ e, durante um
determinado tempo, todo o trabalho foi focado nesta atividade, na qual toda a
escola e a comunidade esteve envolvida indiretamente com o projeto. Foi realizada
uma visita ao Museu de História Natural, lá foi feito um empréstimo de animais
taxidermizados, que ficaram em exposição no sábado letivo, com o tema Animais
em Extinção no Paraná. Além da exposição de fotos sobre maltrato e contrabando
de animais silvestres, materiais que foram emprestados por uma ONG
situada na cidade de Curitiba. Também houve a exposição de desenhos sobre tartarugas
marinhas, trabalho feito pelos alunos da primeira e segunda etapa do Ciclo
dois. A comunidade foi convidada para assistir a palestra com o tema central de
Reciclagem. Foi uma palestra bastante dinâmica e com bastante
participação de alunos e comunidade. No término da palestra todos foram
convidados a visitar a exposição.
Realizou-se
ainda, um Jogral com o texto intitulado: Gênese contada ao contrário, (anexo2)
que discorre sobre como o homem, com suas atitudes, está deteriorando o meio
ambiente.
Ao final,
reuniram-se todos os alunos e profissionais da escola para a apresentação do
jogral. Após a apresentação, houve a entrega do material (Kit Resíduos e Coleta
Seletiva) para as professoras, material este, doado pela SEMA (Secretaria
Estadual do Meio Ambiente) e IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
Nenhum comentário:
Postar um comentário