METODOLOGIA

A experiência profissional, pregressa a este curso, possibilita relatar e articular comparações e análises coerentes com a proposta desta atividade, uma vez que várias foram as atividades e propostas de projetos que foram desenvolvidos com os alunos, na busca pela sensibilização acerca de práticas sustentáveis.
Tal relato inicia-se, apresentando algumas das atividades desenvolvidas durante um projeto intitulado “A Sensibilização Ambiental como ponto de partida para a construção da cidadania com vista a um mundo melhor“, tais atividades seguiram os seguintes passos:
Foi realizada uma caminhada pelos arredores da escola em busca de locais poluídos a serem fotografados para posterior postagem, comentários, críticas e sugestões no portal Cidade do Conhecimento (uma vez que tratava-se de uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba), no projeto Jovens Governantes.
Também foi realizado um trabalho referente a sensibilização, utilizando para isto o texto: Carta de 2070, a partir qual, após a leitura, os alunos fizeram um debate à respeito e responderam algumas questões.
Tendo em vista os problemas apresentados em relação ao lixo que é jogado em locais que não são apropriados, começou-se um trabalho de conscientização sobre a coleta seletiva para posterior reciclagem do material que é próprio para este fim. Para isto, foram providenciadas lixeiras com as respectivas cores determinadas para cada tipo de lixo. Diariamente, um aluno, denominado agente ambiental ficou responsável por recolher o lixo da sala (local onde também foram colocadas lixeiras apropriadas para a separação) e levá-lo a lixeira maior que ficava no pátio. Como resultado desta atividade, entre os relatos dos alunos, destacou-se: “Sabemos que o lixo deve ter um destino adequado, que não pode ser jogado nas ruas, terrenos e valas que existem em nosso bairro. Mais do que simplesmente, avisar aos proprietários dos terrenos que é necessário fazer uma limpeza rotineira é preciso que seja feito um trabalho como este que está sendo realizado aqui, em todas as escolas, afinal, com certeza, as pessoas que jogam esse lixo onde não devem, nunca tiveram a oportunidade de aprender corretamente o que deveriam fazer com o lixo que produziam. Com este trabalho de agentes ambientais, estamos aprendendo a separar e a dar um destino certo a todos os resíduos que produzimos.”
Também foi feita uma visita a SEMA: Secretaria  Estadual do Meio Ambiente, lá  a equipe foi atendida por Duda Laertes,   responsável por uma parceria com  o projeto, por meio de palestra e doação de materiais, folders, cartazes, etc.  Além deste trabalho a equipe  planejou dentro  da escola, a troca de lixeiras  das salas de aula  e as do pátio. Sendo estas últimas, as lixeiras de separação do lixo, de acordo com a ABNT.
Na sequência foi planejada uma atividade chamada ‘sábado ecológico’ e, durante um determinado tempo, todo o trabalho foi focado nesta atividade, na qual toda a escola e a comunidade esteve envolvida indiretamente com o projeto. Foi  realizada uma visita ao Museu de História Natural, lá foi feito um empréstimo de animais taxidermizados, que ficaram em exposição no sábado letivo, com o tema Animais em Extinção no Paraná. Além da exposição de fotos sobre maltrato e contrabando de animais silvestres, materiais  que foram emprestados por uma ONG situada na cidade de  Curitiba. Também houve  a exposição de desenhos sobre tartarugas marinhas, trabalho feito pelos alunos da primeira e segunda etapa do Ciclo dois. A comunidade foi convidada para assistir a palestra com o tema central de Reciclagem. Foi uma palestra  bastante dinâmica e com  bastante participação de  alunos e comunidade. No término da palestra todos foram convidados a visitar a exposição.
Realizou-se ainda, um Jogral com o texto intitulado: Gênese contada ao contrário, (anexo2) que discorre sobre como o homem, com suas atitudes, está deteriorando o meio ambiente.
Ao final, reuniram-se todos os alunos e profissionais da escola para a apresentação do jogral. Após a apresentação, houve a entrega do material (Kit Resíduos e Coleta Seletiva) para as professoras, material este, doado pela SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e IAP (Instituto Ambiental do Paraná).


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